IMG_7514A Comunidade Terapêutica Desafio Jovem é um dos projetos mantidos pelos Parceiros de Deus e há muitos anos ajuda milhares de jovens a sair do mundo das drogas. Com o auxílio de seus colaboradores, a comunidade passou por algumas reformas, para o melhor desempenho e estrutura do local. Mas ainda há muito para ser feito, como a construção de uma ala feminina.

A parte masculina comporta 35 alunos, mas atualmente conta com 20 dependentes e a cada dia novos membros são acolhidos. Dentre as reformas realizadas nas casas estão a implementação de vidros nos alojamentos, a construção de um filtro ecológico  e um tanque para filtrar e tratar água, e a restauração do escritório de acolhimento. Também estão sendo construídas novas salas para atendimento psicológico. “Nos últimos meses tivemos mais alunos chegando, assim como também outros 12 conseguiram concluir o programa. Tudo que tem sido feito é para melhorar o dia a dia e trazer um pouco de conforto aos dias que já são tão difíceis”, conta o coordenador Lindenberg Resende Boechat. De acordo com ele, os primeiros 15 dias são mais complicados, pois em alguns casos a abstinência ainda é muito sentida.

A comunidade que fica em Planaltina, no Distrito Federal tem uma rotina diária bem ativa. Os alunos acordam às 6h30 da manhã e tem atividades até as 21h30. São servidas as cinco refeições diárias e entre elas, no período da manhã são realizadas atividades em sala de aula e durante a tarde as atividades práticas com lavoura, horta e cozinha. Nenhuma parte do processo de tratamento conta com auxílio de medicamentos. Durante o tratamento, os alunos realizam atividades agrícolas e podem assim aprender uma profissão para desempenhar na sociedade, ao sair da comunidade.

Confira as fotos:

Créditos fotos: Ronaldo Caldas