No dia 1 de novembro de 2001 nascia a creche Vó Zizi para atender aos filhos de funcionários do Ministério Sara Nossa Terra. Os anos foram passando, a demanda aumentado e a necessidade de expansão fez-se necessária. Em 2017 são 55 crianças atendidas, entre 1 ano e meio a 5 anos de idade. No começo a creche funcionava como um meio assistencial, aonde as crianças eram somente  cuidadas, hoje elas recebem educação. “Com a mudança da lei, passamos a fornecer a educação básica, não somente ofertar o que comer e as crianças passarem o dia. E essa educação básica envolve todas as manhãs atividades pedagógicas voltadas para a parte da interação, da coordenação motora, da psicomotrocidade, mostrando ao aluno que não é somente estar aqui por estar, mas estar aqui com um propósito, aprendendo realmente a estar preparado para o mundo. Então, a educação infantil é fundamental na educação básica, porque sem educação infantil não tem as outras etapas. Então quando o aluno sai daqui, ele já sai com uma base sobre questões sociais, datas comemorativa”, destaca a coordenada pedagógica Pryscilla Prado.
E sobre o crescimento da creche? As expectativas são as melhores. “Nesses 16 anos já foram mais de 5 mil crianças atendidas, então as nossas expectativas são as melhores no sentido que possamos crescer e que possamos atender ainda mais crianças”. A creche funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo quatro refeições diárias, acompanhamentos pedagógicos, médico e nutricional. “A avaliação nutricional acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre com a nutricionista Cacilda Costa Rios, que também é a responsável por realizar o cardápio mensal. As crianças são pesadas e medidas com o intuito de avaliar o crescimento saudável de nossos alunos. Com esta ação, é possível saber se os alunos estão abaixo ou acima do peso, bem como se estão evoluindo conforme a faixa etária de sua idade. Os pais podem acompanhar o resultado por meio do recado enviado na agenda das crianças”, explica Pryscilla.
E para comemorar esses 16 anos de existência, foram realizadas atividades pedagógicas ao longo da semana, sendo encerradas as comemoração com o corte do bolo, afinal de contas, para as crianças não existe festa sem bolo e parabéns.
Confira fotos:
Crédito das fotos: Eduardo Lauton