Há 44 anos a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem ajuda milhares de jovens a sair do mundo das drogas e recentemente o alojamento masculino passou por algumas reformas, com a doação e o amor de muitas pessoas. Mas ainda há muito para ser feito, como a construção de uma ala feminina.

A parte masculina comporta 35 alunos, mas o desejo é abrir um espaço com alojamento feminino, que tem urgência de demanda, pela grande procura, mas que infelizmente não pode ser atendida pela clínica, por não poder colocar homens e mulheres juntos. “É um sonho que está no nosso coração e eu espero contar com vocês, com esse amor, porque a necessidade é muito grande, há um grito de socorro diário de várias famílias que vem nos procurar e precisamos ajudar”, diz a coordenadora e pastora Carmem de Jesus Boechat.

A comunidade que fica em Planaltina, no Distrito Federal tem uma rotina diária bem ativa. Os alunos acordam às 6h30 da manhã e tem atividades até as 21h30. São servidas as cinco refeições diárias e entre elas, no período da manhã são realizadas atividades em sala de aula e durante a tarde as atividades práticas com lavoura, horta e cozinha.

Durante o tratamento, os alunos realizam atividades agrícolas e podem assim aprender uma profissão para desempenhar na sociedade, ao sair da comunidade. São realizados plantios de todos os tipos de hortaliças e frutas para o consumo próprio. Pastora Carmem também conta que os jovens são levados a atividades esportivas, como futebol e jogos de tabuleiro, para entretenimento da mente e para assistir partidas esportivas na televisão, sempre que possível ou para visitar a represa.

Na sala de aula, que é o currículo e o coração do Desafio Jovem Brasília e também há a necessidade de ajuda. “Nos últimos tempos temos necessitado de alguns materiais para sala de aula, porque está tudo muito precário e precisamos de carteiras. Queremos contar com você, Parceiros de Deus, para que de alguma maneira possa nos ajudar. Precisamos de muitos objetos, que podem ser até mesmo usados”, afirma pastora Carmem. 

Confira as fotos: