clinica5Em 1972 a Comunidade Terapêutica Desafio Jovem foi fundada pelo pastor Galdino Moreira Filho e outros pastores de Brasília para ajudar jovens dependentes químicos. Há cinco anos a comunidade está sob a coordenação dos pastores da Sara Nossa Terra, Lindenberg Resende Boechat e Carmem de Jesus Boechat. Hoje, a comunidade também é mantida pelos Parceiros de Deus e está de portas abertas para receber a todos que necessitam de ajuda.

Durante esses 44 anos, mais de 10 mil alunos já passaram pela comunidade, que fica localizada em Planaltina, no Distrito Federal. Está situada em um ambiente arborizado e que transmite muita paz. Possui alojamento com 13 quartos e amplo espaço para alimentação, onde são realizadas cinco refeições diárias. Atualmente, conta com 35 alunos e de acordo com a demanda de vagas e espaço acolhe novos membros.

O coordenador do local, Lindenberg Boechat destaca a importância do acolhimento e do amor a esses jovens. “Eles precisam muito desse carinho, principalmente, porque lá fora eles eram excluídos, marginalizados”. O objetivo do projeto é restaurar vidas e criar homens formadores de líderes que possam multiplicar a visão da Palavra de Deus. O tratamento dura 9 meses, sem uso de medicamento e o aluno é livre para sair quando quiser. Trabalham no local 11 voluntários e uma psicóloga que também é professora.

Durante o tratamento, os alunos realizam atividades agrícolas e podem assim, aprender uma profissão para desempenhar na sociedade, ao sair da comunidade. São realizados plantios de todos os tipos de hortaliças e frutas para o consumo próprio. Pastor Lindenberg Boechat também conta que os jovens são levados a atividades esportivas, como futebol e jogos de tabuleiro, para entretenimento da mente e para assistir partidas esportivas na televisão, sempre que possível ou para visitar a represa.

“Aqui eles encontram vida plena em Jesus Cristo. Contamos com o olhar dos Parceiros de Deus, o amor e as orações. Agradecemos aos Parceiros pelas visitas e estamos de portas abertas, porque esses jovens precisam cada vez mais desse carinho, dessa atenção. Venham conhecer, aproveitem as visitas do Projeto Pequeninos durante os cafés e venham ver o nosso trabalho”, diz Lindenberg Boechat. 

Confira as fotos: