arraia 4Durante o primeiro semestre de 2016, todas as metas pedagógicas da creche Vó Zizi foram alcançadas, e sabe quem teve um papel preponderante para que isso acontecesse? Você, que é Parceiros de Deus. É isso mesmo. Graças a sua colaboração ao projeto, as atividades puderam ser realizadas e hoje na instituição são atendidas 66 crianças que recebem diariamente 5 refeições e têm o monitoramento de 10 funcionárias. O conteúdo é sempre muito didático, voltado para a formação dos pequenos.

“Entendemos que na formação de nossos alunos não basta apenas passarem o dia conosco e participarem de um planejamento variado para obterem conhecimento e crescimento, é de suma importância a participação familiar, não apenas na matrícula de seus filhos ou no levar e buscá-los na creche. Os pais são os primeiros formadores educacionais e estes devem participar ativamente do cotidiano escolar por isso, que insistimos tanto e fazemos a todo instante atividades, desde as pedagógicas como : atividade de casa, elaboração de cartazes, construção de engenhocas recicláveis. Tornando os pais participantes ativos nesta construção educacional de seus filhos”, pontua a coordenadora pedagógica da creche,  Pryscilla Prado.

Entre as várias atividades realizadas nesse período, destaca-se a socialização das crianças em grupo, pois muitas em seu primeiro ano escolar enfrentam dificuldades em adaptar-se ao novo ambiente e deixar o aconchego do lar não é uma tarefa tão simples, pensando nisso, o corpo docente da instituição trabalha com os alunos a autoconfiança. “O cercamos com segurança e tornamos a nossa rotina escolar aconchegante, fazemos da creche uma extensão da sua casa. Além disso atendendo ao planejamento pedagógico de 2016, os alunos tiveram datas comemorativas importantes e que foram bem vivenciadas por eles, pois na educação infantil é necessário que os alunos tenham contato concreto, lúdico e prazeroso para que possam adquirir com maior facilidade este conhecimento”, conta Pryscilla. 

E as datas comemorativas não passaram despercebidas e a criançada se esbaldou em conhecimento e diversão. A Páscoa, por exemplo, foi comemorada por meio de uma Santa Ceia, onde os alunos fizeram participação especial. No Dia do Índio, todos saíram caracterizados com roupas e cocá. No Dia das Mães com o tema: A Feta do chapéu ” mamãe pra você eu tiro o meu chapéu”, todas as mães foram a festa com os mais variados chapéus.

E teve novidade! Como este ano o Brasil vai sediar os Jogos Olímpicos, a creche também entrou no clima com As Olimpíadas da Vó Zizi. Nesta atividade, durante uma semana os alunos participaram de cinco modalidades esportivas, eles se empolgaram, competiram e vivenciaram dias de atletas. Os alunos se envolveram, e contagiaram os pais que felizes compartilhavam com as professoras as experiências contadas por seu filho. “Teve aluno que fez a mãe comprar bola de futebol para jogar, outros que foram de chuteira. Nossa Olimpíada teve tudo conforme a experiência oficial, desde a abertura, encerramento, bandeiras do Brasil, Olímpica e a bandeira de nossa creche.  Na premiação não faltou a medalha para cada um”.

Ah, teve também a Cozinha Experimental, que é uma aula fora da sala de aula e que proporciona às crianças a oportunidade de serem os próprios construtores de seu alimento, além de aprenderem e descobrirem novos alimentos, despertando o gosto pela alimentação saudável. A última atividade do primeiro semestre de 2016, foi a festa junina realizada no dia 30 de junho. Um  momento de confraternização, do corpo docente da creche, alunos e familiares. “É uma das festas mais esperadas na creche, pois há muita descontração, apresentação da crianças, das professoras, brincadeiras envolvendo pais e crianças. Além de iniciarmos as férias”. 

Viu quanta atividade bacana a criançada participou durante esse período? Então faça com que momentos assim possam acontecer na vida desses pequenos, continue fazendo parte desse projeto de solidariedade ao próximo, e pra quem acha que criança só brinca de aprender, na creche Vó Zizi, eles aprendem brincando. O semestre acabou e um novo já tem início na próxima terça-feira (19). Então, vamos juntos fazer com que as nossas crianças tenham direito a uma educação de qualidade? continue ofertando nos Parceiros de Deus e faça com que muitas famílias tenham suas vidas transformadas.  “Nesta construção e caminhada, não poderia deixar de reconhecer a participação dos Parceiros de Deus que, com suas ofertas, viabilizam a manutenção da nossa instituição. É por meio deles que todo este trabalho é desenvolvido. Com esta semente estamos ajudando as famílias a tirarem seus filhos da precariedade, abandono e fazendo possível sonhos serem realidade”, avalia Pryscilla.
Confira fotos de algumas atividades da creche: